Cristianismo Pagão
A Origem das Práticas de Nossa Igreja Moderna (Frank A. Viola - Autor)
Uma reflexão histórica, sincera e corajosa sobre os costumes e tradições da Igreja cristã desde seus primórdios até hoje. Uma avaliação séria sobre a visão de Jesus Cristo para sua Igreja e discípulos, a efe
tiva prática
cristã da Igreja primitiva e a absorção e “canonização” de costumes pagãos como rituais cristãos.
Você ficará estupefato com a espécie e quantidade de tradições consideradas cristãs há séculos, mas que não têm amparo bíblico, muito menos surgiram entre os primeiros apóstolos de Jesus Cristo.
O sermão é a base da liturgia protestante. Por 500 anos, vem funcionando como um relógio. Cada domingo pela manhã, o pastor sobe ao púlpito e profere uma inspiradora pregação a uma audiência passiva que esquenta os bancos. A razão pela qual a maioria dos cristãos vai à igreja é pela importância do sermão. De fato, o culto como um todo é tipicamente julgado pela importância do sermão. Pergunte a alguém como foi o culto do domingo e quase sempre receberá uma descrição do sermão. Soa algo como o seguinte:
Pergunta: “Como foi o culto do domingo passado?”
Resposta: “Foi maravilhoso. O Pastor Peckman falou-nos da importância de plantarmos ‘sementes da fé’ para aumentar nossa renda; foi tremendo. Me motivou a dar todo meu salário no domingo próximo”.
Elimine o sermão, e a liturgia protestante chega a ser nada mais que um show musical.
Elimine o sermão e a assistência do culto dominical cai para um dígito: Às vezes a freqüência cai por causa do sermão... caso ele seja enfadonho.
Principais Temas abordados:
01. Liturgias;
02. Sermão;
03. Edifício da Igreja;
04. Pastor;
05. Costumes Clericais;
06. Ministros do Louvor;
07. Dízimos e Salários Clericais;
08. Batismo;
09. Ceia do Senhor;
10. Educação Cristã;
11. Outra Perspectiva do Salvador;
12. Abordagem ao NT;
13. Apêndice: Resumo das Origens
Após a leitura, compre este livro, prestigie o autor
e presenteie alguém.
0 comentários:
Postar um comentário